O processamento de filmes ou papéis PeB prevê as seguintes operações básicas :

 

1-Exposição

Basicamente os filmes ou papéis fotográficos possuem emulsões de derivados de halogenados de prata como brometos ou cloretos.Todos os sais de prata (AgBr) são sensíveis à luz, pois se decompõem em prata finamente dividida e escura, conforme a reação AgCl + luz Ag +1/2 Cl2.

Quando os grânulos de AgBr são afetados pela luz formam diminutas partículas de prata, que serão maiores ou menores conforme a intensidade luminosa que os afetou.Neste momento não será possível a sua visualização, embora fisicamente já tenha ocorrido uma alteração na ligação molecular do halógeno. Há aqui o que se chama imagem latente, ou seja, uma área atingida pela luz, onde houve instabilização molecular suficiente para a posterior formação de imagem visível, mediante processamento químico adequado.

 

2-Revelação

Revelação é o primeiro banho do tratamento químico ao qual é submetido o material fotográfico já exposto.

É nessa etapa que a imagem latente se transforma em imagem visível, ou seja, onde a prata tem sua ligação molecular rompida com seu componente parceiro no halógeno e se transforma em prata metálica negra. Esta operação, no entanto, não dessensibiliza nenhuma parte da emulsão (virgem ou revelada). Deve haver, portanto, controle sobre o tempo de revelação, para que não haja velatura do material fotográfico ou super-exposição. A fórmula do revelador, sua diluição, assim como sua temperatura são ítens importantes dentro de seu processamento.

 

3-Interrupção

É um banho utilizado pra interromper a ação do banho revelador e diminuir a contaminação do material processado em seu próximo banho : o banho fixador

 

4-Fixação

Durante a exposição apenas uma parte do material fotossensível é atingido pela luz, e consequentemente se transforma em imagem visível. A imagem visível até este momento é instável e fotossensível, assim como o restante de halógeno de prata circundante. Há a necessidade de estabilização da imagem visível e da remoção de halógenos de prata e de outro componente da estrutura do filme necessários antes de sua exposição: a camada anti-halo.O banho fixador realiza essa função, removendo todos os componentes citados, estabilizando a imagem e dessensibilizando a prata metálica negra.

 

5-Lavagem

Todos os processos mencionados anteriormente, sob os quais os materiais fotográficos se submetem, deixam resíduos químicos que continuarão agindo, caso não sejam removidos.Essa remoção é feita através de um banho em água corrente limpa, durante o tempo indicado por cada tipo de filme ou papel fotográfico.

A lavagem exigem uma especial atenção, pois a durabilidade das imagens obtidas no processamento está diretamente ligada à essa etapa.

 

6-Secagem

A secagem dos filmes fotográficos é geralmente feita em estufas adequadas que mantêm o filme isolado do pó e em temperatura que não agrida seu suporte ou emulsão.No caso dos papéis fotográficos, essa operação pode ocorrer ao ar livre, dadas as condições de secagem rápidas já previstas na produção desses papéis.

Em quaisquer casos ou condições deve haver isolamento ao pó ou outras partículas em suspensão.

 

7-Arquivamento

As principais causas da deterioração dos materiais fotográficos são : calor, umidade, resíduos químicos deixados durante o processamento, poluentes ambientais, colas ácidas, montagem em materiais não apropriados, manuseio incorreto e arquivamento incorreto.

O arquivamento de filmes ou cópias fotográficas deve evitar embalagens produzidas com materiais inadequados como certos tipos de papel, uso de colas ácidas, ou materiais com alto índice de higroscopia. O local de arquivamento não deve ser úmido e ou quente (assim como armários de madeira). O ambiente onde este arquivo estará, deverá ter sempre índices de umidade e temperatura controlados e isolamento ao pó.

As embalagens ou porta negativos aconselháveis são aqueles com índice de ph neutro e os móveis, preferencialmente em aço. As mesmas regras para a conservação de filmes e papéis fotográficos vale para o arquivo e preservação de equipamentos fotográficos.