A presente proposta oferecerá ao participante a possibilidade de deslocar sua observação ao universo botânico presente no cotidiano e sua redescoberta através da fotografia.

Para tal, haverá uma breve apresentação sobre a presença da fotografia na ciência e na arte, sobre o universo dos fotógrafos John Frederik Herschel, Anna Atkins, Karl Blossfeldt.

Para dar suporte técnico haverá uma revisão técnica focando o uso da macro fotografia e sua linguagem.

Experimentações com scaneamento deverão abrir outras provas para exploração de novas formas de ver. Porém, nossa exploração visará redescobrir em nosso cotidiano, casas e caminhos, as plantas - suas formas, cores, texturas, sua plasticidade - e, tentar através da prática da linguagem fotográfica, aumentar o encantamento por elas provocado e transferir essa experiência para fotografia.

 

Os 6 encontros previstos para a oficina seguem as seguintes fases:

 

1- Apresentação sobre a presença da narrativa fotográfica na ciência e na arte, sobre o universo dos fotógrafos John Frederik Herschel, Anna Atkins, Karl Blossfeldt, Joan Fontcuberta;

 

2- Em dois encontros realizaremos uma revisão técnica, faremos uma introdução sôbre a produção de macro fotografia e experimentações praticas com scaneamento de plantas; 

 

3 - saída exploratória para registro do entorno; 

 

4- edição e avaliação dos resultados obtidos e troca de experiências.

Uma breve incursão fotográfica no universo da botânica