top of page

A Observação Humana vs. A Captação da Câmera Fotográfica

 

 

A maneira como nossos olhos veem o mundo e como uma câmera captura imagens são processos diferentes, cada um com suas próprias características.

 

Quando olhamos ao nosso redor, nossos olhos e cérebro trabalham juntos para entender a luz, as cores e os detalhes. Nossa visão é dinâmica e adaptável; podemos ajustar nosso foco rapidamente, ver uma ampla gama de cores e nos adaptar a diferentes níveis de luz. Além disso, nossa percepção é influenciada por nossas emoções, experiências e o contexto em que estamos, permitindo-nos ver além do que está fisicamente presente.

 

Uma câmera fotográfica, por outro lado, capta a luz de maneira objetiva e fixa. Ela registra a luz que entra pela lente e a converte em uma imagem digital ou em filme. Diferente dos olhos humanos, a câmera não interpreta ou adapta a imagem; ela simplesmente registra o que está diante dela. No entanto, a câmera possui ajustes manuais e automáticos que permitem controlar a exposição, o foco, a profundidade de campo e outros parâmetros para capturar a imagem desejada.

Entender essas diferenças é essencial para qualquer fotógrafo, pois permite usar a câmera de maneira mais eficaz para capturar a visão que se deseja transmitir. Ao dominar os controles da câmera e compreender como ela capta a luz, podemos criar imagens que não apenas registram a realidade, mas também evocam emoções e contam histórias.

 

Para começar a entender melhor esses processos, propomos um encontro de 3 horas onde os participantes poderão tomar mais consciência de seus processos de observação e dos mecanismos de captação fotográfica.

bottom of page