O beijo de Judas - Fotografia e verdade
Capítulo: "Atribo que nunca existiu"
Joan Fontcuberta
Por um manifesto pós fotográfico - revista Studium
Joan Fontcuberta
Suporte para leitura do manifesto pós fotográfico
Corinne Vionnet - Exposição "De agora em diante"
Entrevista: Philippe Dubois e a elasticidade temporal das imagens contemporâneas
Decálogo pós fotográfico
1- sobre o papel dos artistas: não se trata de produzir obras, mas sim prescrever sentidos
2- Sobre a atuação do artista: o artista se confunde com o curador, com o colecionista, com o docente, o historiador da arte, o teórico…. ( qualquer faceta da arte é camaleonicamente autoral ).
3-Na responsabilidade do artista: se impõe uma ecologia do visual que penalizará a saturação e alentará a reciclagem
4- Na função das imagens: prevalece a circulação e gestão da imagem sobre o conteúdo da imagem
5-Na filosofia da arte: se deslegitimar os discursos de originalidade e se normalizam as prática apropriacionistas
6- Na dialética do sujeito: o autor se camufla ou está nas nuvens ( para reformular os modelos de autoria: coautoria, criação, colaborativa, interatividade, anonimato estratégicos e obras órfãs ).
7- na dialética do social: superação das tensões entre privado e público
8- No horizonte da arte: se dará mais força aos aspectos lúdicos em detrimento de uma arte hegemônica que fez da anedonia o solene + chato ) sua bandeira
9- Na experiência da arte: se privilegiam práticas de criação que nos habituarão à desapropriação: compartilhar é melhor do que possuir
10_ na política da arte: não render-se ao glamour e ao consumo para inscrever-se na ação de agitar consciências. Em um momento que predomina uma arte convertida em mero gênero de cultura, obcecada na produção de mercadorias artísticas e que se rege pelas leis de mercado e pela indústria do entretenimento pode ser bom retirá-la de debaixo dos holofotes e tapetes vermelhos para devolvê-la às trincheiras.
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estética do acesso - acesso ilimitado a qualquer imagem - necessário uma nova higiene da visão ( trabalho de Penélope Umbrico - por do sol )
O autor na nuvens
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fotografia de animais - condição autoral mais focada no prescrever do que no fazer ( Duchamp e o ready made )
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atribuição de significados às obras órfãs ( street view, câmeras de tráfego, câmeras de segurança, etc )
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há socialização da autoria ou que a pulveriza nas nuvens
Atlas e serindipidades
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Serindipidades - acontecimentos aleatórios, descobertas ocasionais, acontecem com todo mundo e a toda hora. Serendipidades que podem virar inovação ( maça de Newton, etc ) - insights
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o olhar documental pode se bifurcar em duas metodologias complementares - uso de imagens em street view, percursos virtuais para pesquisa em outros países
Identidades à la carte
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plasticidade maleável da identidade - antes nome caracterizava o indivíduo, hoje facebook
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retratos e auto-retratos se multiplicam e se colocam na rede expressando duplo impulso narcisista e exibicionista que dissolve a membrana entre o privado e o público.
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vontade lúdica e exploratória prevalece sobre a memória.
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retratos como puro gesto de comunicação , não mais são recordações ou quase relíquias, extensões do ser amado.
“A pós fotografia é o que resta da fotografia”
Quadro comparativo segundo Joan Fontcuberta entre fotografia analógica e pós fotografia
Fotografia analógica ( sólida )
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índice do real
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diálogo com o tempo
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imanência/imortalidade
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momentos excepcionais
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estabilidade/persistência
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reflexo/identidade
FOTOGRAFIA = CAPTURAR SENTIDO
Pós fotografia ( líquida )
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acumulação / esquecimento / apropriação / reinscrição
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momentos banais
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transitoriedade / perenidade
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plasticidade / simultaneidade
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transmidiação
FOTOGRAFIA = PRESCREVER SENTIDO ( não produzir, mas agregar sentido ao produzido )
A síndrome de Hong Kong
•demissão de fotógrafos dos jornais de Hong Kong
•mais fácil ensinar foto aos entregadores ( moto ) do que esperar que fotógrafos superem dificuldades de locomoção ou cobrir custos de coberturas ( national geographic ), nasce o cidadão fotógrafo (convergência)
•mudança de cânone foto jornalístico - “darwinismo tecnológico” - velocidade prevalece sobre o instante decisivo, urgência da imagem prevalece sobre a qualidade da própria imagem
•consequentemente há massificação, poluição icônica que é retro alimentada pelo surgimento contínuo de novos modos dispositivos de captação visual ( de fácil apreensão, com mecanismos automatizados )
•hibridismo
•há uma alteração profunda da experiência visual , portanto há uma naturalização dos modos de produção de imagens, extensões e formas de relacionamento, o especialista não é necessário ( alteração do estatuto da imagem )
Periferias da imagem
•estatuto das imagens
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investigações científicas avançadas (http://www.visioncareinc.net/technology ) - nanotecnologia que insere um telescópio no olho
Wafaa Bilal - inseriu microcâmera na parte posterior do crânio para fotografar, uma encéfalocâmera - "The 3rd I" - fotografaria a cada minuto sendo vista em tempo real via streaming a partir de monitores de museu
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imagens extraídas diretamente do cérebro e projetadas sobre uma tela - Computational Neuroscience Laboratories - filme a origem
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Não basta a transferência ontológica da substituição da prata pelo silício para a compreensão da imagem pós fotográfica, pois além de ter se desmaterializado, o processo de transferência dos bits criam uma transmissão e circulação vertiginosa
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Novos usos vernaculares e funcionais frente a outros usos artísticos e críticos se colocam