O processamento de filmes P&B

 

 

1- Verificar a marca do filme, sua sensibilidade e procedimentos usados na sua exposição (filme puxado, reduzido, etc)

 

2-Escolher o revelador e a diluição adequados para o efeito visual desejado na imagem

( definição, contraste, granulação, etc. )

 

3- Verificar a temperatura do revelador na sua forma final de uso (diluída, se for o caso)

 

4- Verificar em tabela ou bula, o tempo de revelação indicado levando em conta os dados : tipo de filme, tipo e diluição do revelador e sua temperatura

 

5- Em escuridão total, colocar o filme na espiral, evitando pressioná-lo com os dedos.Já na espiral, coloque-o dentro do tanque de revelação e feche-o em seguida. Assim o laboratorista pode estar em ambiente claro, executando o processamento.

 

6- Conhecendo o tempo de revelação, submeter o filme primeiramente a um banho umectante. Colocar água filtrada no tanque por aproximadamente 1 min.

 

7- Escorrer a água e preencher o tanque com o revelador. Após seu preenchimento, agitar o tanque continuamente durante os primeiros 30 segundos, apoiando-o sobre a bancada em seguida. No tempo posterior de revelação, o tanque deverá ser agitado durante 5 segundos a cada 25 segundos . Ao término dessa etapa escorrer o revelador na pia, com o tanque fechado.

 

8- Preencher o tanque com interruptor, agitando-o ininterruptamente durante 45 segundos, escorrendo a solução em seguida.

 

9-Preencher o tanque com solução de fixador, agitando conforme indicação da fórmula utilizada. Alguns casos exigem 10 min. de duração do banho, com freqüência de agitação a cada 1 min., outros permitem apenas 2 min.ou 3 min. de duração do banho, com agitação ininterrupta, pois são fórmulas para utilização rápida. Finalizado o tempo previsto, escorra a solução, podendo agora retirar o filme do tanque, expondo-o à luz.

 

10-Mergulhar o filme em solução auxiliar de lavagem durante 30 segundos.

( HCA- Kodak Hypo Cleaning Agent, ou 100gr. de bicarbonato de sódio diluído em 1 litro de água) ***

 

11- Lavar o filme em água corrente durante 40 min.

 

12- Mergulhar o filme em solução Photo Flood durante 30 segundos.

 

13- Secar o filme, desenrolando-o e evitando tocá-lo diretamente, colocando-o em uma estufa secadora adequada, ou em um local seco e isolado ao pó.

 

14- Arquivar adequadamente o filme em porta negativo

 

 

 

*** Em algumas situações é possível realizar uma viragem de selênio Kodak T-55,

dil. 1:20 durante 3 min.com agitação constante, após o banho auxiliar de lavagem. Essa etapa aumenta a separação de tons e acutância das imagens reveladas além de garantir de forma mais eficaz a preservação do filme.