Breves orientações relembrando itens de produção de alimentos.

 

Aqui estão alguns itens para manter em mente ao fotografar alimentos: 

 

As imagens de alimentos são mais interessantes quando eles estiverem encorpados e vistosos, não necessariamente quando o prato está cheio.

 

Fotografar os pratos, enquanto eles ainda estão quentes e preparados na hora é a postura ideal.

 

Prepare a iluminação, o enquadramento e a produção da fotografia antes da finalização do prato.

 

Produza o prato para que fique encorpado (às vezes você precisa adicionar algo diretamente sob o prato - como uma semi esfera de isopor, etc - para torná-lo mais rico e encorpado. Às vezes é mais apropriado empilhar a comida para dar corpo ao prato).

 

Tudo que é verde (como as folhas de alface) parece ainda mais verde e fresco quando imerso em água gelada por alguns minutos antes de fotografar. Escorra bem antes de fotografar.

 

Espalhe o óleo ( muito pouco, com um pincel ) sobre os alimentos quentes para tornar sua aparência fresca, especialmente se eles foram preparados por algum tempo.

 

Não coloque muito condimento em saladas quando você quer fotografar, porque cria uma aparência flácida.

 

Não cozinhe demais os alimentos - sua aparência será mais vívida o e luminosa para a foto.

 

Macarrão ou massas similares não podem ser muito cozidos e devem ser retirados antes do ponto "al dente". Sofrem uma ligeira torção ao serem colocados nos pratos garantindo seu aspecto "enrolado" e permitindo a formação de áreas visuais vazadas que darão ritmo à imagem. Acrescenta-se um mínimo de óleo após seu cozimento, garantido seu brilho.

 

Superfícies de frutas podem ser limpas e polidas com uso da parte interna branca de casca de banana.

 

Superfícies com aparência de geladas podem ser obtidas depois de tratadas com spray de verniz opaco para fixação de desenho. O efeito de gotículas pode ser produzido com uma solução de água e glicerina líquida que será borrifada sobre as superfícies tratadas anteriormente com verniz opaco. O efeito visual de gelo mais solidificado pode ser obtido com vaselina em pasta.

 

Tenha sempre em mãos pinças, pincéis espelhos, papel alumínio, que são instrumentos de trabalho que facilitarão a complementação da decoração de seu prato ou irão gerar pontos localizados de luz rebatida.

 

Certifique-se de que os pratos e todos os acessórios são realmente limpos - pedaços de comida sobre a toalha ou onde não deveriam estar pode arruinar a foto.

 

 

A produção de objetos

 

O que circunda o prato que você está fotografando é de suma importância.

 

Um cenário bem projetado pode definir o tom e contexto para sua imagens e irá ajudar a contar uma história.

 

Qual é o plano de fundo e o primeiro plano que utilizará?

 

Você quer excluir totalmente a paisagem e tomar um close-up do prato?

 

Seus pratos estão em harmonia com a cor do prato?

 

A configuração oferece o equilíbrio de branco correto?

 

Os elementos de que são normalmente encontrados no contexto de uma refeição são a escolha adequada para sua imagem ( talheres, guardanapos, copos, etc. ) ? Ou a citação dos condimentos, decoração, etc., serão mais ricos em sua narrativa?

 

Normalmente, esses elementos são complementares e não dominam o assunto principal que é sempre a comida. Mas a experimentação de recursos expressivos não deve ser engessada jamais!

 

Não tenha medo de fotografar em primeiro plano ou em macro. Não há necessidade do entendimento literal do prato, mas da citação de seus elementos principais.

 

Fonte de pesquisa:

http://www.fotocomefare.com/fotografare-il-cibo-scatti-professionali/

 

 

Splash

 

Para realizar essa técnica fotográfica não esqueça de:

 

  1. Usar uma iluminação adequada para garantir a expressão de sua cena com muita intensidade de luz,

 

  1. Usar ISO preferencialmente baixo, assim como a velocidade ( não mais longa do que 1/125 ),

 

  1. Focalizar a área que será fotografada e desligar o foco automático de sua câmera digital logo após - caso contrário a câmera não irá disparar durante sua produção por não reconhecer o ponto de foco automático escolhido,

 

  1. Configurar a câmera para realizar múltiplos disparos ou exposições,

 

  1. Efetuar os disparos assim que jogar os elementos que criarão as gotículas ou  efeito similar e apenas finalizar os disparos após a passagem dos mesmos.